O que é um link Nofollow e como ele pode derrubar o teu SEO

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Tudo que você precisa saber para que links Nofollow não acabem com o SEO e derrubem o alcance nos mecanismos de busca.

O que é um link Nofollow e como ele pode impactar no SEO

Links ainda são importantes para SEO, mas nem todos os tipos de links são iguais. Os links 'Nofollow' não têm um impacto direto no seu SEO.

Neste artigo, explicarei tudo o que você precisa saber sobre links 'Nofollow'.

Você vai aprender:

Vamos começar com uma definição do que é um link sem acompanhamento . Um 'no follow link' é um link que aponta de um site para outro, mas com o atributo rel=”nofollow” . Essa tag HTML especial instrui os mecanismos de pesquisa a ignorar esse link.

Quando dizemos ignore o link, significa que nenhum link juice (ou PageRank ) será passado de um site para outro. Como os links 'Nofollow' não passam no PageRank , eles também não afetam as classificações dos mecanismos de pesquisa.

Um usuário normal não entenderá que o link é um link sem acompanhamento. Os links ainda funcionam, mas durante o processo de rastreamento e indexação, os mecanismos de pesquisa não seguirão a página da Web apontada pelo link.

A maneira mais fácil de verificar se um link é um link nofollow é visualizar o código HTML de uma página da Web e procurar a tag HTML “a href” . Se você encontrar o atributo “rel=”nofollow” entre a abertura a e o fechamento /a , significa que o link não é follow.

Aqui está um exemplo de um link nofollow:

a href="https://www.exemplo.com"rel="nofollow"This is a nofollow link /a

Se você não conseguir encontrá-lo, então o link é um link dofollow. Aqui está um exemplo:

a href="https://www.exemplo.com" This is a follow link /a

Importante: Você precisa entender que não há atributo para seguir links. Todos os links são 'do follow', a menos que tenham o atributo nofollow anexado às propriedades do link.

Aqui estão as etapas para verificar qualquer link usando o Google Chrome.

  1. Abra a página da Web com os links
  2. Clique com o botão direito do mouse em qualquer lugar da página e selecione INSPECIONAR ou selecione VER DEVEOPER INSPECIONAR ELEMENTOS no menu superior.
  3. Clique no ícone SELECT ELEMENT e destaque um link para visualizar o código HTML.

Você pode fazer um link nofollow adicionando o atributo rel=”nofollow” entre a tag de abertura e fechamento do elemento a href .

Se você estiver escrevendo uma postagem no blog, poderá visualizar o código HTML de uma página, localizar o link e adicionar o atributo.

Para fazer alterações em todo o site, ou seja, adicionar o atributo nofollow a todos os links encontrados nos comentários, você precisará da ajuda de um desenvolvedor.

Dica profissional: no WordPress, todos os links na seção de comentários são nofollow por padrão.

Qual é a diferença entre links dofollow e nofollow?

Como já explicado acima, os links dofollow e nofollow possuem 3 grandes diferenças:

  1. Links DoFollow NÃO carregam o atributo rel=nofollow
  2. Os links nofollow são ignorados pelos rastreadores do mecanismo de pesquisa
  3. Os links nofollow não passam nenhum link juice e não podem afetar os rankings de um site.

Até agora, você aprendeu o que são links nofollow, como encontrá-los e como criá-los. Você deve estar se perguntando, por que um webmaster deveria se preocupar com links nofollow?

A resposta é simples: os links Nofollow não passam nenhum link juice ou pagerank e, portanto, não ajudam um site a ter uma classificação mais alta nos resultados dos mecanismos de pesquisa.

O que é link juice? Link juice ou link equity é o valor e a autoridade passados ​​de uma página para outra. Links Nofollow não passam nenhum link juice.

Para entender isso melhor, deixe-me explicar como nasceu o conceito de links.

Os fundadores do Google (Larry Page e Sergey Brin) criaram um sistema (que é o algoritmo inicial do Google) para classificar sites com base em sua importância.

Eles assumiram que sites importantes provavelmente teriam mais backlinks de outros sites do que sites menos importantes.

Os links foram percebidos como um 'voto de confiança' de um site para o outro.

Este conceito ainda é um dos mais importantes fatores de ranqueamento de SEO.

Ao longo dos anos, o Google percebeu que esse modelo poderia ser facilmente manipulado por SEOs black hat.

As pessoas podem criar centenas de links publicando conteúdo em diretórios de artigos, fóruns, anúncios e ter uma classificação mais alta no Google.

Esses links não eram 'votos de confiança', mas foram criados artificialmente com o único propósito de aumentar a contagem de links.

Para resolver esse problema, eles fizeram três coisas.

  • Primeiro, eles mudaram seus algoritmos para valorizar os links de forma diferente
  • Segundo, eles começaram a punir sites que tinham muitos links de saída
  • Terceiro, eles introduziram o atributo 'nofollow'.

Além disso, eles também instruíram os webmasters a adicionar o atributo 'nofollow' a todos os links de saída nos quais não confiam.

Um ótimo exemplo disso são os links nos comentários que são nofollow por padrão em todas as principais plataformas e CMS.

Outro exemplo são os links em redes sociais como Facebook, Twitter, Pinterest e LinkedIn, esses links também são nofollow.

Links nofollow são inúteis para SEO?

Então, se os links nofollow não passarem em nenhum PageRank , isso significa que eles são inúteis?

O Google diz que “ geralmente não seguimos links nofollow ”, o que deixa uma porta aberta para supor que às vezes eles os seguem.

No entanto, mesmo que os links nofollow não funcionem como votos de confiança, eles ainda são úteis para SEO.

Por exemplo, se você obtiver um artigo publicado na Forbes , Entrepreneur ou Inc , os links serão nofollow , mas ainda é um link importante.

Não só pode potencialmente direcionar o tráfego para o seu site, mas também é bom para a marca.

“Menções de marca” e pessoas falando sobre uma marca é um fator que o Google leva em consideração, então links nofollow de fontes confiáveis, têm um valor.

Como webmaster ou profissional de SEO , você é responsável pela saúde geral de SEO do seu site.

Isso significa que você deve se certificar de que ele não viole nenhuma das diretrizes do Google e a maneira como você lida com os links de entrada ou saída faz parte disso.

Você não tem permissão para vender links ou participar de trocas de links ou aceitar postagens pagas que incluam links 'dofollow'.

Além disso, ter muitos links de saída em uma página da web não é normal e o Google pode penalizá-lo por fazer isso.

Em geral, você deve vincular apenas sites em que confia. Se você tiver um link para um site e não tiver 100% de certeza sobre sua qualidade e autoridade, então vá para o site seguro nofollow no link.

Aqui estão dois exemplos para entender melhor:

Exemplo 1: Você está escrevendo um artigo sobre SEO e deseja vincular a um estudo relacionado. O link pode ser dofollow desde que você saiba que é de uma fonte confiável.

Exemplo 2: você está escrevendo um artigo sobre SEO e adiciona um link para um site de download (para que seus usuários baixem um aplicativo ou extensão do Chrome). Como você não confia 100% no site (sites de download não podem ser facilmente confiáveis), por segurança, você pode seguir o link nonofollow.

Finalmente, como mencionado acima, quaisquer links em comentários ou outras áreas geradas por usuários também devem ser nofollow.

Leitura recomendada: Diretrizes do Google sobre criação de links

Em geral, não, você não deve adicionar a tag nofollow a nenhum link interno, ou seja, links em seu site que apontam para páginas dentro de seu domínio.

A única exceção válida é para priorização de rastreamento, mas você raramente precisa fazer isso. Se, por exemplo, você tiver páginas que não estão disponíveis publicamente na Internet (ou seja, páginas protegidas por login ou senha), você pode adicionar a tag nofollow a qualquer link interno que aponte para essas páginas, para otimizar seu orçamento de rastreamento.

Obviamente, uma maneira melhor seria bloquear o acesso a essas páginas em seu robots.txt

Observação importante: mesmo que um link seja nofollow, isso NÃO significa que o Google não indexará a página de destino. O Google ainda indexará a página de destino, mas não levará em consideração o valor do link.

Como explicado acima, para fins de classificação, você precisa de backlinks de SEO , ou seja, links que apontam para seu site de sites confiáveis ​​e não carregam a tag nofollow.

Relatório de links do Google Search Console (inclui todos os links)

O relatório LINKS é o Google Search Console lista TODOS OS LINKS que o Google conhece e não diferencia entre links follow e nofollow.

Embora seja um relatório útil, ele não pode ajudá-lo a distinguir entre follow e nofollow, por isso precisamos da ajuda de ferramentas especializadas.

Aprendizagens chaves

O atributo nofollow foi criado para que os webmasters possam dizer aos motores de busca para não seguir links específicos. Assim, links que são nofollow não passam nenhum link juice ou PageRank para o site de destino.

No entanto, isso não torna nenhum link nofollow recebido inútil para SEO. Links de sites de alta autoridade podem ajudar indiretamente no SEO.

Como um webmaster, você não deve se preocupar apenas com os links recebidos, mas precisa garantir que todos os links de saída para sites nos quais você não confia tenham o atributo nofollow.

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Luz, paz e prosperidade é o que te desejo! Até o próximo artigo.

André Magalhães

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