Cinco Atitudes Que Me Ajudaram a Me Livrar da Timidez – A Quinta é Radical!

Comentários · 395 Visualizações

Em latim timidez significa medo. No dicionário Aurélio esse adjetivo significa: 1 – Que tem temor; 2 – Que tem dificuldade de relacionar-se com outrem; acanhado; bisonho; retraído; fraco; frouxo. E na prática, para o tímido, o que significa essa condição?

Sou Muito Tímido (a), Tem Jeito?

Dificuldade em iniciar conversa com estranhos,  incapacidade de falar em público, pânico de ser o centro das atenções, sensação de que vai cair no ridículo se tomar a iniciativa seja no que for, bem...acho que podemos resumir todos esses sentimentos em medo, concordando com o Aurélio.

As consequências são bem conhecidas por quem possui essa característica: perdas sem conta de oportunidades, seja no trabalho ou na vida pessoal.

Será que tem como mudar isso?

Claro que tem! Mas como toda mudança é necessário que o interessado realmente queira se transformar, porque dá trabalho!

Muitas pessoas convivem com sua timidez nua boa, quase sempre evitando as situações que trazem à tona seu lado mais inibido. E se os prejuízos que a timidez acarreta não são suficientes para a pessoa querer mudar, tudo bem. Mas se isso lhe incomoda, posso mostrar-lhe como driblar essa característica da sua personalidade e ajudá-lo a ser mais seguro de si.

A Hora da Verdade

Como alguém que foi muito tímida, tenho que reconhecer uma grande verdade: o tímido pode parecer um coitado, mas na verdade ele é uma pessoa muito autocentrada e se considera muito importante, por isso, sempre acha que todos estão de olho nele, vigiando seus passos para lhe apontar o dedo assim que cometer o mínimo deslize.

Mas na realidade não é bem assim. Estamos tão ocupados com nossa própria vida que pouco notamos o que acontece com quem está ao nosso lado.

Com isso esclarecido, vamos à prática, lembrando que, deixar de ser tímido ou inseguro não acontece de um dia para outro. Ao contrário, é um processo longo e trabalhoso, mas a vida fica mais leve quando se consegue superar a timidez, então, vale a pena todo o esforço que essa superação exige.

Minhas dicas ou “O que funcionou para mim”

A pessoa tímida sofre por antecipação. Quando tem que enfrentar situações que lhe causam desconforto já imagina tudo de ruim que pode acontecer. Então, o jeito é pensar menos e agir mais!

A prática irá tornar essas circunstâncias menos tensas. Não há outro jeito de superar os medos que não seja enfrentando-os. Tendo consciência disso passei a me obrigar a experienciar essas limitações e, adivinhem! SOBREVIVI!

Passe a adotar as seguintes atitudes:

1 – Vá à uma loja, de roupas ou calçados, e peça ao atendente que lhe mostre vários exemplares e não compre nenhum. Não se sinta obrigado a comprar algo só porque acha que deu trabalho. O vendedor está ali para isso mesmo, é a função dele.

2 – Quando encontrar algum desconhecido com quem tenha que interagir, ao invés de ficar preocupado se a pessoa virá falar com você ou, se “vai com a sua cara”, tome a inciativa. Vá falar com ela, pergunte seu nome e se apresente. Você tem todo o direito de ser e estar no mundo quanto qualquer outro ser vivente e, na maioria das vezes, seu interlocutor está tão inseguro quanto você.

3 – Falar em público é um problema? Sempre que possível treine antes. Testei isso na apresentação do meu TCC. Como fiz a pesquisa dominava o assunto – esse é um ponto muito importante. Escrevi no papel as palavras exatas que eu ia pronunciar e treinei em frente do espelho, cronometrando o tempo. Deu supercerto. Me senti como se fizesse uma apresentação qualquer.

4 – Seja sempre o primeiro a cumprimentar tanto conhecidos com estranhos. E se não responderem ou olharem para você de um jeito atravessado? Uma pessoa pode agir antipaticamente por tantos motivos! Ela pode estar num dia ruim, com problemas pessoais, financeiros, de saúde e, pode até não gostar de você, e daí? Lembre-se, não é sua responsabilidade o que o outro sente.

Tem uma lenda que ilustra bem o quero dizer:

Certa vez, um jovem desafiou um samurai que era considerado invencível. Antes do combate o rapaz insultou o guerreiro de todas as formas possíveis, até cuspiu na cara dele. Os discípulos, vendo que o mestre não reagia, questionou o motivo. O sábio respondeu: Se alguém lhe oferece um presente e você o recusa, com quem fica o presente?

5 – Sente-se ameaçado na presença de indivíduos mais ricos, mais inteligentes, mais bonitos, mais extrovertidos ou qualquer outra característica que se julgue em desvantagem? Imagine essa pessoa bebezinha, chupando o dedo. Não foi suficiente? Tenho algo mais radical: imagine-a sentada em um vaso sanitário. Perceberá que somos todos humanos afinal!

NINGUÉM É MELHOR QUE NINGUÉM!

Comentários