O que rel = ”noreferrer noopener” significa e como isso afeta o SEO?
“Noreferrer noopener”, são atributos HTML que podem ser adicionados a links de saída. O que essas tags fazem e como podem impactar seus esforços de SEO?
Neste artigo, vou explicar a diferença entre as tags noreferrer e noopener, como elas são diferentes da tag nofollow e o impacto no SEO quando cada uma é usada.
- O que é rel= "noreferrer"?
- Quando utilizar rel= "noreferrer"?
- rel= "noreferrer" e SEO
- Noreferrer e Worpress
- Noreferrer e links de afiliados
- Qual a diferença entre Nofollow e Noreferrer?
- O que é rel = "noopener"?
- rel = "noopener" e SEO
Vamos começar com algumas definições.
O que é rel = ”noreferrer”?
A tag rel = ”noreferrer” é um atributo HTML especial que pode ser adicionado a uma tag de link (a). Ele evita que as informações de referência sejam transmitidas para o site de destino, removendo as informações de referência do cabeçalho HTTP.
Isso significa que no Google Analytics, o tráfego proveniente de links com o atributo rel = ”noreferrer” será exibido como Tráfego direto em vez de Referência.
Esta é a aparência do atributo noreferrer na visualização HTML:
a href="https://www.exemplo.com" rel="noreferrer"Link to Exemplo.com/a
Aqui está um exemplo para entender isso melhor:
Digamos que você conecte do site A ao site B sem a tag “noreferrer”.
Quando o proprietário do site B visualiza o relatório 'AQUISIÇÃO' no Google Analytics, ele pode ver o tráfego proveniente do site A, na seção 'REFERÊNCIAS'.
Quando você vincula do site A ao site B usando a tag “noreferrer”, qualquer tráfego que vai do site A ao site B, será mostrado como tráfego DIRETO no Google Analytics (e não como referência).
Quando usar rel = ”noreferrer”?
Use o atributo rel = ”noreferrer” em links de saída quando não quiser que outros sites saibam que você está vinculando a eles. Não consigo pensar em nenhuma razão válida pela qual você possa querer fazer isso, mas se desejar, este é o caminho.
Definitivamente , não use o atributo rel = ”noreferrer” em links internos, ele pode atrapalhar seus relatórios do Google Analytics.
rel = ”noreferrer” e SEO
Adicionar a tag noreferrer aos seus links não afeta diretamente o SEO . Você pode usá-lo com segurança, sem se preocupar com nada.
Mas tem um efeito indireto em seus esforços de promoção e construção de links, e o motivo é o seguinte:
Uma das maneiras de chamar a atenção de outros webmasters é criar um link para seus sites. Todos os webmasters verificam suas análises do Google diariamente e especialmente o 'tráfego de referência'.
Quando virem o tráfego de um site, provavelmente irão checá-lo e compartilhar a página nas redes sociais, seguirão o autor, ou até mesmo, decidirão retribuir o favor com um backlink.
Isso é bom para SEO e, na verdade, é algo que o Google recomenda como uma forma válida de obter links de outros sites.
Quando você tem a tag noreferrer anexada aos seus links, estará perdendo uma excelente oportunidade para alavancar teu site, porque o tráfego dele não aparecerá como 'Referência' no Google Analytics, e os outros webmasters não saberão que você os vinculou.
Você pode estar pensando:' Por que falar sobre isso, não vou adicionar aos meus links, isso não faria o menor sentido '.
O motivo pelo qual esse problema se tornou popular é que o WordPress adiciona a tag 'noreferrer' por padrão, a todos os links de saída configurados para abrir em uma 'nova guia'.
Noreferrer e WordPress
Então, se você estiver no WordPress, você deve saber que quando adiciona um link externo ao seu conteúdo e o define para abrir em uma 'nova guia' (target = ”_ blank”), o WordPress adicionará automaticamente rel = ”noopener noreferrer”.
Eles fizeram isso para melhorar a segurança do editor rico do WordPress (TinyMCE) e para evitar tabnapping e outros ataques de phishing.
Aqui está um exemplo:
a href="https://www.externalsite.com/" target="_blank" rel="noopener noreferrer"my external link/a
Conforme explicado acima, isso impedirá que qualquer informação seja passada para a nova guia e, o resultado final, é que qualquer tráfego que vá do seu site para o site vinculado (clicando no link) não será mostrado no Google Analytics.
Como remover rel = ”noreferrer” dos links do WordPress
A maneira mais fácil de evitar que o WordPress adicione automaticamente o atributo a links externos é NÃO abrir os links em uma nova guia. Ou seja, ter os links abertos na mesma janela.
Esta é a maneira mais simples de lidar com esse problema, mas a desvantagem é que os usuários que clicarem no link externo, sairão do seu site e isso pode aumentar sua taxa de rejeição, diminuir o tempo no site etc.
No entanto, como a maior parte do tráfego agora vem de dispositivos móveis, você não deve se preocupar muito com os usuários saindo do seu site, pois o comportamento da 'nova guia' no celular, torna difícil para os usuários voltarem para a janela anterior.
Existem plug-ins que impedem o WordPress de adicionar rel = ”noreferrer” a links externos, mas eles só funcionam ao usar o TinyMCE e NÃO o novo editor ( Gutenberg ).
Minha recomendação é não mexer com isso, apenas evite abrir links externos em uma nova aba e pronto.
Noreferrer e links de afiliados
Noreferrer não tem impacto nos links de afiliados. O motivo é que a maioria dos programas de afiliados, não depende do 'tráfego de referência' para conceder uma conversão, mas sim do ID de afiliado que está incluído no link. Então, você não tem nada com que se preocupar.
A diferença entre Nofollow e Noreferrer
Quando você adiciona rel = ”nofollow” a um link externo, basicamente instrui os mecanismos de pesquisa a não passarem nenhum PageRank de uma página para a outra. Em outras palavras, você diz a eles para ignorarem esse link para fins de SEO.
A diferença entre nofollow e noreferrer, é que noreferrer não passa nenhuma informação de referência para o navegador, mas o link é seguido. Com o nofollow, as informações de referência são passadas para o navegador, mas o link não é seguido.
Por tanto, definitivamente eles não são iguais. Use nofollow em links nos quais você não confia e use noreferrer se não quiser que o outro site saiba que você criou um link para eles.
O que é rel = ”noopener”?
rel = ”noopener” é um atributo HTML que pode ser adicionado a links externos. Impede que a página de abertura obtenha qualquer tipo de acesso à página original.
Aqui está um exemplo de um link com a tag rel = ”noopener”:
a href="https://www.exemplo.com" rel="noopener"Link to Exemplo.com/a
Isso é adicionado automaticamente pelo WordPress em todos os links externos que abrem em uma nova guia por motivos de segurança e é recomendado que você o mantenha.
Se você não estiver no WordPress, é recomendável adicionar rel = ”noopener” a todos os seus links externos que abrem em uma nova guia.
Rel = ”noopener” e SEO
Noopener tem impacto zero em seu SEO, então você pode usá-lo com tranquilidade para aumentar a segurança de seu site.
Aprendizagens chaves
Lidar com tags e atributos HTML é confuso para muitas pessoas, mas não deveria ser quando se trata de noreferrer e noopener.
Nenhum deles pode impactar negativamente o seu SEO, use-os sem medo.
Se você estiver no WordPress, essas tags serão adicionadas automaticamente em links externos que abrem em uma nova guia.
O noopener é necessário para aumentar a segurança do seu site e evitar que outros sites tenham acesso à sua página (por meio da sessão do navegador).
O noreferrer é usado para proteger as informações de referência, impedindo que estas sejam passadas para o site de destino e isso também, oculta o tráfego de referência no Google Analytics.
Se você quiser que outros sites vejam o tráfego do seu site como 'Tráfego de referência', simplesmente não abra links externos em uma nova guia. Isso impedirá o WordPress de adicionar automaticamente os atributos aos links.
Nofollow não é o mesmo que noreferrer. Quando rel = ”nofollow” é adicionado a um link, ele instrui os mecanismos de pesquisa a não usar esse link para fins de SEO. A Noreferrer passa o link juice de um site para outro.
Se você ainda está confuso sobre o papel de rel = ”noreferrer noopener”, deixe-me saber nos comentários.
Quer se aprofundar ainda mais no Marketing Digital? Acesse agora mesmo o Portal Marketing Academy, a Netflix do Marketing Digital.
Por hora, vou ficando por aqui.
Luz, paz e prosperidade é o que te desejo!
André Magalhães