O que é Search Engine Marketing (SEM)?

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Search engine marketing o que é? Muitas pessoas têm ideia, mesmo que superficialmente, do que é SEO. Mas e o conceito de "SEM" no marketing digital você sabe o que é? Descubra agora mesmo.

O que é Search Engine Marketing (SEM)?

search engine marketing

O marketing do Search Engine é um canal de marketing digital muito eficaz. Por meio do marketing de busca, você pode aumentar a visibilidade do seu site nos resultados dos mecanismos de busca, usando métodos pagos e gratuitos.

SEM é importante porque o tráfego de pesquisa é direcionado, portanto, mais valioso do que qualquer outra forma de tráfego que você possa obter com outros métodos de publicidade.

Neste guia, você aprenderá o que é marketing de mecanismo de pesquisa, por que ele é importante e os diferentes tipos de SEM.

  • O que é marketing de busca?
  • A importância do marketing de busca
  • Tipos de marketing de busca

O que é Marketing de Busca?

Search Engine Marketing (também conhecido como Search Marketing) é o processo para obter tráfego de mecanismos de pesquisa de forma orgânica ou paga.

O marketing de busca tem dois tipos principais: SEO (Search Engine Optimization) que significa otimização para mecanismos de busca, e PSA (Paid Search Advertising), que nada mais é do que pagar por anúncios nos mecanismos de busca. 

SEO é o conjunto de técnicas que visam obter tráfego orgânico (gratuito) dos mecanismos de pesquisa, alcançando altas classificações nos SERP's. Já os anúncios de pesquisa, tem como objetivo fazer com que seu site apareça nas primeiras posições, através de pagamentos por anúncio, toda vez que o usuário pesquisar utilizando as palavras-chave pré-estabelecidas.

seo vs psa

Qual é o principal objetivo do Marketing de Busca?

O objetivo geral do SEM (marketing de busca organica e paga) é aumentar a visibilidade nos mecanismos de pesquisa, alcançando classificações mais altas nas SERP's (páginas de resultados dos mecanismos de pesquisa) ou posições superiores para os canais de anúncios.

Posições de anúncios (marketing de busca paga) e classificações mais altas, significam mais tráfego e isso tem uma série de vantagens adicionais.

Como veremos mais tarde, cada componente SEM possui vários processos e ferramentas.

A importância do marketing de busca

Antes de entrar em detalhes sobre o que é SEO, publicidade de pesquisa paga (PSA), e como usá-los para obter mais exposição e tráfego dos mecanismos de pesquisa, vamos examinar rapidamente a importância do SEM para o sucesso de um site ou negócio online.

É fato que no mundo de hoje a Internet é a fonte para tudo que precisamos saber, aprender, perguntar, comprar ou fazer.

Sempre que temos uma dúvida ou procuramos algo, a primeira coisa que fazemos é recorrer a um motor de busca (geralmente o Google) e digitar a nossa consulta de pesquisa.

Quando clicamos em PESQUISAR, esperamos obter uma resposta direta à nossa pergunta, ou uma lista de recursos (e essa lista inclui anúncios e sites), que possa satisfazer nossa intenção.

Os mecanismos de busca estão trabalhando duro para melhorar a qualidade dos seus resultados de pesquisa, apresentando ao internauta, aqueles sites (ou anúncios) que manterão seus usuários satisfeitos e voltarão para mais pesquisas.

Para fazer isso, eles desenvolveram algoritmos complexos que levam em consideração uma série de variáveis, ​​antes de decidir quais sites (ou anúncios) exibir nas primeiras posições.

O marketing de busca é importante porque é o processo a seguir para otimizar seu site ou anúncios para que apareçam nas primeiras posições nos mecanismos de pesquisa.

Seu objetivo não é apenas ter uma presença nos motores de busca, mas aparecer em uma das 5 primeiras posições para os termos de pesquisa (palavras-chave), que são importantes para o seu negócio ou site.

Tipos de marketing de busca

Existem várias técnicas que você pode seguir para melhorar sua presença nos mecanismos de pesquisa (organicamente) e para alcançar posições mais altas para seus anúncios.

Conforme mencionado acima, eles são agrupados em dois tipos principais, SEO e PSA.

Otimização de mecanismos de pesquisa (SEO)

A otimização de mecanismos de pesquisa ou SEO é o processo para alavancar seu site, de forma a obter classificações mais altas nos mecanismos de pesquisa para determinadas palavras-chave.

Os princípios de SEO também podem ajudá-lo a criar sites de alta qualidade com bom conteúdo e satisfazer o interesse do usuário.

Até 10 anos atrás, o SEO era sobre enchimento de palavras-chave, publicação de conteúdo medíocre e construção de links, mas esse não é o caso hoje.

O SEO se tornou mais complexo e, para acertar, você deve levar em consideração vários parâmetros.

Para tornar todo o processo mais fácil, ele é dividido nos seguintes tipos de SEO:

tipos de seo

SEO técnico - otimize seu site para o processo de rastreamento e indexação para que os mecanismos de pesquisa possam descobrir, ler e entender seu site.

SEO on page - otimize todas as páginas do seu site, uma a uma, e forneça aos mecanismos de pesquisa os sinais certos para entender do que se trata o seu site e as páginas individuais.

SEO of page - promova seu site na internet, obtenha backlinks de boa qualidade e prove aos algoritmos de mecanismo de pesquisa, que seu site merece estar em um dos primeiros lugares para as palavras-chave que você deseja.

Você também pode encontrar outros termos que descrevem aspectos específicos de SEO, como:

  • SEO de conteúdo - forneça aos usuários e aos mecanismos de pesquisa o conteúdo que eles desejam e os mantenha felizes
  • SEO local - otimiza seu site para que as pessoas possam encontrar e visitar sua loja física
  • ecommerce SEO - regras de SEO que se aplicam apenas a sites de comércio eletrônico.
  • SEO móvel - facilite para os usuários encontrarem e usarem seu site em desktop e em seus dispositivos móveis ou tablets.

Por que o SEO é importante?

Classificações mais altas, mais tráfego: se sua meta com marketing de busca é obter tráfego para seu website sem ter que pagar por anúncios, então o SEO é o caminho a percorrer.

Conforme mencionado acima, os sites que aparecem nas 3 primeiras posições dos resultados orgânicos obtêm mais de 60% do tráfego - esta estatística sozinha explica a importância do SEO.

O tráfego do mecanismo de pesquisa é direcionado: abra o Google e pesquise o que quiser. Os sites que aparecem nas primeiras posições recebem milhares de visitas do Google diariamente.

Dependendo das palavras-chave usadas, eles provavelmente estão ganhando milhares de dólares em receita (com publicidade ou venda de seus próprios produtos, ou serviços), porque o tráfego do mecanismo de pesquisa é altamente direcionado.

Ao contrário do tráfego proveniente do Facebook ou de outras redes de mídia social, o tráfego orgânico converte melhor, pois os usuários têm uma intenção clara antes de digitar algo no Google e não é apenas por curiosidade ou lazer.

Além do tráfego, o SEO oferece uma série de outras vantagens que podem ser resumidas da seguinte forma:

Confiança e reconhecimento: os usuários confiam nos mecanismos de pesquisa porque sabem que têm regras rígidas quanto aos sites que são exibidos nos resultados da pesquisa e, por sua vez, confiam nos sites que estão nas primeiras posições.

A confiança não só gera mais conversões, mas também aumenta o reconhecimento e o conhecimento da marca, o que facilita seus esforços de marketing digital em outros canais.

O SEO pode orientá-lo sobre como criar sites melhores: SEO não trata apenas de mecanismos de pesquisa, mas principalmente de usuários. Para ter um site totalmente otimizado para os mecanismos de pesquisa, primeiro é necessário otimizá-lo para os usuários e é disso que se trata o SEO.

Publicidade de pesquisa paga (PSA)

Além de obter tráfego orgânico dos mecanismos de pesquisa, a outra maneira de aproveitar as vantagens dos milhões de usuários que usam os mecanismos de pesquisa diariamente e obter tráfego direcionado para o seu site é através de anúncios pagos.

Se você pesquisar no Google, notará que acima e abaixo dos resultados orgânicos, você verá Anúncios pagos.

tráfego orgânico versus tráfego pago

 

Isso é o que queremos dizer com publicidade de pesquisa paga. Em vez de tentar alcançar altas classificações através de SEO, você pode chegar ao topo.

Claro, como veremos a seguir, isso não é tão fácil. Fica mais complicado quando vários anunciantes estão competindo por uma das primeiras posições de anúncio.

O modelo mais comumente usado é o PPC (Pay Per Click), o que significa que você paga apenas quando alguém clica em seu anúncio e o sistema PSA mais usado é o Google Ads.

O Google Ads é propriedade do Google e é a plataforma que você precisa usar para exibir seus anúncios no Google, no Youtube ou nos milhares de sites que fazem parte da rede de anúncios do Google.

Como funciona o PPC?

O funcionamento é simples, mas fica mais complicado quando você está lidando com nichos e palavras-chave que têm muita concorrência. Aqui está uma visão geral do processo:

  • Criar uma conta gratuita com o Google Ads
  • Configurar campanhas publicitárias. Cada campanha pode conter vários grupos de anúncios, palavras-chave e anúncios.
  • Definir seu público-alvo, ou seja, quais pessoas podem ver seus anúncios (você pode restringir sua seleção por país, hora do dia, localização do usuário, etc.).
  • Iniciar a campanha. Você só pagará quando alguém clicar no seu anúncio.
  • Monitorar os resultados de suas campanhas e fazer as mudanças necessárias.

O quanto você paga cada vez que alguém clica em seu anúncio depende de vários fatores.

O sistema fornecerá com antecedência uma indicação de quanto será cobrado por clique, mas o valor real é decidido quando isso realmente acontecer.

Google Ads tem um sistema baseado em leilão. Isso significa que o custo de cada clique e a posição em que seu anúncio aparecerá, depende da 'demanda e oferta'.

Cada vez que uma pesquisa é feita no Google, o Google Ads realiza um leilão para as posições de anúncio disponíveis.

Os anunciantes que estão dispostos a pagar mais, têm anúncios de maior qualidade e consequentemente têm mais probabilidade de satisfazer a necessidade do usuário, eles conquistam as primeiras posições.

Exemplo:

Para facilitar a compreensão, digamos que haja 20 anunciantes que vendem 'anéis de noivado' e desejam ter seus anúncios exibidos na primeira página do Google quando as pessoas pesquisarem por 'Compre anéis de noivado'.

O Google mostra 3 a 4 anúncios acima dos resultados da pesquisa orgânica e 2 a 3 anúncios na parte inferior. Isso significa que há apenas 7 pontos de anúncio na primeira página, mas há 20 anunciantes.

É aqui que o marketing pago por clique entra em jogo. Semelhante ao SEO, o sistema do Google Ads leva em consideração uma série de regras antes de decidir onde cada anúncio será exibido.

Alguns dos fatores podem ser controlados pelos anunciantes, como o preço que estão dispostos a pagar por clique, a qualidade dos anúncios, etc., alguns são decididos durante o leilão e alguns são conhecidos apenas pelo Google.

O que você precisa entender é que, embora a publicidade paga seja uma ótima maneira de promover seu site no Google, nem sempre é tão simples quanto configurar uma conta e veicular uma campanha.

Existe um processo de otimização em vigor e se você não quer perder seu dinheiro sem retorno, é melhor deixar essa tarefa para profissionais de marketing.

Quando usar anúncios PPC?

Quando você deseja resultados rápidos - uma das desvantagens do SEO é que leva tempo para funcionar.

A competição é intensa em todos os nichos e leva tempo para alcançar altas classificações para as palavras-chave que você deseja.

Então, enquanto trabalha em seu SEO e espera pacientemente para obter classificações mais altas e tráfego orgânico, você pode iniciar uma campanha no Adwords e obter tráfego dessa forma.

Você vai pagar pelo tráfego, mas desde que o ROI seja positivo, você tem mais a ganhar do que perder.

Você vende produtos ou serviços caros - os anúncios PPC não são para todos os negócios. Os custos de criação de uma campanha e os custos por clique são altos e, a menos que você venda produtos a um preço que possa gerar lucros, o PPC não é a solução para você.

Seu SEO já está funcionando e você deseja melhores resultados - PPC e SEO podem trabalhar juntos em harmonia. Nunca é um ou outro.

Se você já tem bons resultados com SEO, pode aumentar sua participação no mercado exibindo anúncios para as mesmas palavras-chave que geram tráfego orgânico para seu negócio.

Você administra um negócio online - quando administra um negócio online sem ter uma presença física e sua única fonte de clientes é a Internet, você precisa fazer com que a publicidade de pesquisa paga funcione para você.

SEO é uma maneira fantástica de obter clientes, mas se o seu negócio depende disso, então é melhor ter anúncios PPC como uma segunda saída.

Diferença entre SEO e SEM

Conforme explicado acima, o SEO é um dos principais componentes do SEM (marketing de mecanismo de pesquisa). O outro é PSA (publicidade de pesquisa paga).

Muitas pessoas tendem a confundir SEO e SEM e, às vezes, quando se referem a SEM, na verdade se referem a PSA, ou seja, a parte de publicidade paga e consideram SEO um processo que está fora dos limites do Marketing de Busca.

Leia a seguinte postagem: Diferença entre SEO e SEM para entender todas as diferenças entre os dois.

 

APRENDIZAGENS CHAVES

Nenhum negócio ou site pode sobreviver online a menos que siga práticas sólidas de marketing de mecanismo de pesquisa.

O marketing de mecanismo de pesquisa fornece a estrutura, ferramentas e processos para obter mais visibilidade nos mecanismos de pesquisa, seja obtendo posições mais altas nos resultados orgânicos ou posições melhores para seus anúncios.

Os dois tipos principais de SEM, SEO e PPC podem trabalhar juntos em harmonia e maximizar seus resultados.

No mundo dos negócios online, nunca é um ou outro. Ambos são duas ferramentas poderosas em seu arsenal de marketing digital , que você pode usar para aumentar sua presença online.

Se você é novo no marketing de busca, o que você precisa ter claro em sua mente é que não existem atalhos. Para ter sucesso com SEO ou PPC, você precisa colocar a experiência do usuário acima de tudo.

Sua primeira tarefa é garantir que você tenha um ótimo site, que seja funcional e fácil de usar, para então trabalhar no seu conteúdo e entregar o melhor resultado possível aos seus usuários.

Espero que este conteúdo te ajude de alguma forma. Caso queira saber mais ou deseje algo mais específico deixe um comentário que faço um novo artigo. 

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Luz, paz e prosperidade é o que te desejo! Até o próximo artigo.

André Magalhães

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