10 Erros Ao Começar Um Negócio Na Internet

Comentários · 592 Visualizações

Hoje eu vou falar sobre os dez erros ao começar um negócio na internet. Bom, eu recebo muitas dúvidas de pessoas que querem começar um negócio na internet e hoje eu sei exatamente quais são os erros que essas pessoas comentem ao tentar iniciar um projeto online.

Olá, sejam bem-vindos a mais um artigo. Hoje eu vou falar sobre os dez erros ao começar um negócio na internet. Bom, eu recebo muitas dúvidas de pessoas que querem começar um negócio na internet e hoje eu sei exatamente quais são os erros que essas pessoas comentem ao tentar iniciar um projeto online.

Eu trabalho na internet a dois anos profissionalmente com a Builderall (maior e mais completa plataforma de ferramenta digitais do mundo) e no final de 2020 me torrnei franqueado do Grupo Big Boss, maior portal de marketing digital e empreendedorismo do Brasil. Dentro do Grupo Big Boss temos um sistema com esteira de produtos evolutivos que são vendidos automaticamente.

Ao longo desses dois anos eu fui recebendo mensagens de pessoas que gostariam de iniciar um projeto na internet e vi muita gente errando e acertando também, mas a maioria das pessoas começa errando. Falo por experiência própria, pois também errei no começo.

Por isso reuni os top 10 erros que as pessoas cometem ao iniciar um negócio na internet. Vamos para os 10 erros que as pessoas cometem ao iniciar um negócio na internet.

 

1 – Demorar Demais Para Lançar O Seu Projeto

O primeiro erro é demorar demais para lançar o seu projeto na internet. A maioria das pessoas demora mais do que deve para lançar o seu projeto. Basicamente par lançar um projeto ou um produto na internet você tem que ter a primeira etapa concluída.

Somente com essa primeira etapa que é um projeto inicial, por exemplo, uma página de captura, uma sequência de e-mails, somente com isso você já consegue iniciar o seu projeto na internet. Muita gente acha que precisa criar um canal no Youtube, um blog, criar conteúdo, enfim, já ter clientes, mas na verdade você não precisa ter tudo isso. Você só precisa ter um meio onde você possa capturar o e-mail ou o contato das pessoas, seja telefone, e-mail, seja endereço, depende da sua modalidade de negócio e de como você o realiza.

É basicamente isso, você precisa ter um meio para capturar o contato dessas pessoas, para depois poder entrar em contato com elas para vender o seu serviço ou produto que você está divulgando. Então minha dica aqui é não demore muito para lançar o seu negócio, tendo o básico você já pode iniciar o projeto.

 

2 – Resolver Um Problema Que Não É Problema

O erro número 2 que a maioria das pessoas comete é resolver um problema que não é problema. Isso é muito comum de acontecer. Existe uma maneira de encontrar soluções para os problemas das pessoas na internet. Um exemplo é você ir até a ferramenta de pesquisa de palavra chave do Google Adwords e lá você consegue encontrar exatamente o que as pessoas procuram no Google, ou seja, elas querem uma solução ao problema delas.

Se você procurar da maneira correta você vai ver que muitos assuntos possuem menos de mil procuras por mês, isso não é um termo muito relevante para a maioria das pessoas. Então é bom que você encontre um termo que é buscado pelo menos mais de mil vezes por mês. Quando você cria uma solução para um problema que não é problema para ninguém, então fatalmente ele não irá vender.

Pode ser um problema para você ou para o seu vizinho, mas se você não encontrar um problema que seja comum a maioria das pessoas, ou seja, um termo de busca no Goolge que esteja acima de mil buscas ao mês, então você não vai conseguir vender esse produto.

 

3 – Não Escutar A Opinião Dos Seus Clientes

O erro número 3 que eu vejo acontecer muito é não escutar a opinião dos seus clientes. Você precisa escutar a opinião dos clientes e para isso você não precisa ter clientes para poder escutar a opinião deles.

Você pode fazer uma pesquisa no YouTube, lá você pode encontrar produtos semelhantes ao que você promove, então basta escutar o que eles estão dizendo, seja no YouTube, fã pages ou grupos no Facebook, até mesmo na amazon.com você consegue ver a opinião de consumidores frente a um produto.

 

4 – Não Se Diferenciar Dos Demais Do Mercado

O erro número quatro é não se diferenciar dos demais do mercado. Você precisa ter um diferencial frente aos seus concorrentes. Na verdade, a pessoa que compra hoje o seu produto pode comprar do seu concorrente amanhã.

Então vocês podem até se juntar para fazer alianças, se você tem um concorrente no mercado não lide com ele como um inimigo. Tente se diferenciar dele, oferecer algo que ele não oferece e você pode até formar parceria com ele no futuro, caso queira.

 

5 – Escolher Um Negócio Pelo Qual Você Não Se Importa

É muito importante você se importar com o negócio, ou seja, a solução que você está oferecendo. Isso é primordial dentro do empreendedorismo online. As ferramentas que nós utilizamos estão em constante mudança, são sempre atualizadas, então se você não se sentir interessado no assunto que você está divulgando, fatalmente você vai desistir de promover aquele produto, ou de criar aquele projeto que você imaginou.

Para você se manter interessado é importante trabalhar sempre com produtos que sejam do seu interesse. Caso contrário você poderá atravessar diversos problemas frente a implementação desse produto. Sejam problemas técnicos, até problemas pessoais. O que vai te impulsionar é o seu amor, a sua paixão pelo que você está divulgando.

 

6 – Iniciar Um Projeto Com Expectativas Irreais

O sexto erro é iniciar um projeto com expectativas irreais. Muita gente acha que vai começar na internet e vai ficar multimilionário, mas não vai. Eu comecei do zero, para vocês terem uma ideia eu comecei com menos de cinquenta reais o meu projeto na internet e nos primeiros meses foi difícil.

Eu ganhei as minhas primeiras comissões com a venda de produtos, trabalhei e ainda trabalho como afiliado e embora hoje eu já consiga tirar boa renda trabalhando na internet, no começo não foi assim, pois eu ganhava pouco.

Depois de estudar muito, fazer cursos, testar uma ferramenta aqui, uma técnica nova ali fui pegando o jeito e com o tempo fui escalando no meu negócio e conseguindo ganhos bem maiores. Então se você está começando com expectativas irreais, por exemplo, achando que vai ficar milionário só por que trabalha com marketing digital, não é por aí.

Na verdade você tem que entender como funciona o negócio que você está iniciando, seja como afiliado ou como produtor. É muito importante que você entenda o que o seu mercado tem, quais são os resultados que as pessoas que já estão trabalhando com isso estão conseguindo e entenda que assim como todo mundo, você vai começar com poucos resultados e vai crescer aos poucos.

 

7 – Passar Mais Tempo Pensando Do Que Fazendo

O erro número sete é passar mais tempo pensando do que fazendo. Acho que esse é um dos maiores erros, eu já errei muito nisso no começo, sempre pensava demais e acabava fazendo de menos.

Você cria um sobrecarregamento de tarefas na sua mente e isso não é legal. Você precisa pensar simples e agir rápido. Quando você pensa simples e age rápido as coisas começam a acontecer com maior frequência e os resultados também vem mais rápido. O pouco que você implementar no seu projeto, se está fazendo sentido para você, ótimo, continue assim. Pense simples e aja rápido.

 

8 – Fazer Tudo Sozinho E Sem A Ajuda De Ninguém

O oitavo erro que eu percebo bastante em quem começa um projeto online é fazer tudo sozinho e sem a ajuda de ninguém. Isso acontece muito por que a maioria das pessoas acredita que a ideia delas é a melhor e que ninguém está entendendo o que ele está projetando para a vida dela ou para o seu negócio.

Você sempre vai achar alguém para ajudar, para te auxiliar, principalmente no começo. Alguém para opinar naquilo que você está fazendo, é sempre interessante você ter a opinião de alguém que já está no ramo a mais tempo e assim vai poder te ajudar no seu projeto. Mas escolha esse profissional com bastante cautela, busque sempre pessoas de confiança, que possam inclusive te ajudar a escolher um bom Treinamento de Marketing Digital para você começar o seu negócio.

 

9 – Confundir Audiência Com Marketing E Vendas

O erro número nove da lista é confundir audiência com marketing e vendas. Para fazer vendas você não precisa necessariamente ter uma audiência. A audiência como blog, canal no YouTube, fã page e seguidores no Instagram é uma coisa, marketing e vendas é outra completamente diferente.

São dois estudos que andam em paralelo, que merecem atenção especial e que possuem estratégias diferenciadas. Se você criar um canal no YouTube com um grande conteúdo não tem nada a ver com você criar, por exemplo, um funil de vendas otimizado para fazer vendas e conversões.

Então, vai da sua estratégia, se você quer criar uma audiência, ou se você já quer começar vendendo. É muito importante você saber que existe sim uma diferenciação entre marketing e vendas e criação de audiência.

 

10 – Oferecer Muitos Produtos Ao Mesmo Tempo

O décimo e último erro dessa nossa lista e que eu percebo que muita gente comete é oferecer muitos produtos ao mesmo tempo. As vezes as pessoas pensam que se colocar tudo a venda aos clientes, então ela vai servir melhor a esses prospectos, eles pensam que dessa forma vão atrair mais clientes. Mas o fato é que por mais intuitivo que isso possa parecer cada vez mais eu percebo que quanto menos produtos você oferece, mais sucesso você tem.

Quanto menos produtos você tiver e quanto menos campanhas simultâneas fizer, você consegue prestar mais atenção e assim consegue levar o seu projeto mais adiante por estar mais focado. Quando você inicia muitas campanhas ao mesmo tempo, você não consegue prestar a atenção necessária a todos os detalhes de cada uma e isso pode prejudicar o seu desempenho.

Existem pessoas que até podem ter essa habilidade de tocar vários negócios ao mesmo tempo, mas o fato é que mesmo essas pessoas indiscutivelmente vão trabalhar melhor se elas estiveram focadas em poucos projetos por vez. E assim percebemos que nesse caso aquele velho dizer faz todo o sentido pois, “menos é mais”.

Por hoje é só, espero que você aproveite as dicas. Se você gostou deixe um comentário, compartilhe esse artigo com seus amigos. Essas dicas podem ajudar outras pessoas.

 

Comentários