Os 10 mais importantes fatores de classificação de mecanismos de pesquisa

Comentários · 797 Visualizações

O Google está usando mais de 200 fatores antes de decidir quais sites exibir no topo dos resultados de pesquisa. Descubra os 10 mais importantes e largue na frente em 2021.

Os 10 mais importantes fatores de classificação de mecanismos de pesquisa 

fatores de classificação google

Você deve ter ouvido que o Google está usando mais de 200 fatores antes de decidir quais sites exibir no topo dos resultados de pesquisa e, embora isso seja verdade, nem todos os fatores de classificação são iguais.

Neste artigo, explicarei os fatores mais importantes de classificação em mecanismos de pesquisa que você deve conhecer e mostrarei como otimizar seu site para obter classificações mais altas nos mecanismos de pesquisa.

Vamos começar com algumas das dúvidas mais comuns sobre as classificações dos mecanismos de pesquisa.

O que queremos dizer com fatores de classificação do Search Engine? Os fatores de classificação de SEO são regras usadas pelos mecanismos de pesquisa durante o processo de classificação para decidir quais páginas serão mostradas e em quais posições aparecerão nos resultados do mecanismo de pesquisa (SERPS).

Por que é importante saber sobre os diferentes fatores de classificação de SEO? A resposta é simples. Se você deseja que seu site tenha uma alta classificação nos resultados orgânicos do mecanismo de pesquisa e obtenha tráfego, certifique-se de seguir essas regras.

Os fatores de classificação do Google mudam o tempo todo. Como faço para acompanhar as mudanças? É verdade que os motores de busca, especialmente o Google, estão fazendo muitas mudanças em seus algoritmos de classificação. Seu objetivo é melhorar a qualidade dos resultados da pesquisa e manter os usuários satisfeitos.

No entanto, existem alguns sinais de classificação que são a base do Search Engine Optimization há anos. O Google pode estar usando mais de 200 fatores de classificação em seu algoritmo, mas nem todos os fatores são iguais.

Fatores de classificação de mecanismos de pesquisa mais importantes

Aqui está uma lista dos 10 fatores de classificação mais importantes com os quais você deve se preocupar.

  1. Um site otimizado para SEO técnico
  2. Segurança do site (HTTPS)
  3. Autoridade de Domínio
  4. Otimização para celular
  5. Velocidade da página da web (desktop e celular)
  6. Qualidade de Conteúdo
  7. Fatores de classificação de SEO na página
  8. Experiência de usuário
  9. Reputação da marca
  10. Links de sites confiáveis

1. Um site otimizado para SEO técnico

Isso vem em primeiro lugar na lista e por um motivo. Se os motores de busca não podem acessar seu site corretamente, então você não deve esperar muito em termos de classificação.

A forma como os mecanismos de pesquisa funcionam pode ser agrupada em três fases principais:

  • Descoberta
  • Rastreamento e indexação
  • Ranking

Durante o estágio de descoberta, eles encontram todas as páginas da web disponíveis publicamente. Em seguida, durante o rastreamento, eles extraem as informações de que precisam e as adicionam ao índice para que possam ser usadas pelos algoritmos de classificação durante o processo de classificação.

É seu trabalho garantir que, durante este processo, os bots do mecanismo de pesquisa possam acessar seu site sem bloqueios e que você os ajude a concluir essa tarefa o mais rápido possível.

Isso é conhecido no mundo de SEO como SEO técnico.

 

Você pode fazer isso:

  • Otimizando seu robots.txt - Robots.txt é um arquivo que fornece instruções aos mecanismos de pesquisa sobre quais páginas de um site eles podem rastrear.
  • Otimizando seu sitemap XML - Um sitemap lista todas as páginas de um site que os mecanismos de pesquisa devem conhecer.
  • Encontrar e corrigir erros de rastreamento - você pode usar o Google Search Console para encontrar e corrigir erros de rastreamento e tornar a indexação mais eficiente e rápida.

2. Segurança do site (HTTPS)

Um dos fatores de classificação conhecidos é a segurança do site. Os sites que possuem SSL habilitado e servem links como HTTPS têm uma vantagem comparativa sobre sites não seguros.

Por vantagem comparativa, entendemos que, em igualdade de circunstâncias, um site com HTTPS habilitado terá uma classificação mais elevada do que um site sem segurança.

Se o seu site ainda não for https, adicione esta tarefa ao topo da sua lista.

3. Autoridade de Domínio

Em seguida na lista está a autoridade de domínio, um fator de classificação muito importante.

Os motores de busca querem mostrar os melhores sites possíveis em seus resultados e um dos fatores que eles usam para decidir, é a autoridade de um domínio.

A autoridade de um domínio é determinada por:

Idade do domínio: domínios mais antigos tendem a ter uma classificação mais elevada do que domínios mais recentes. A idade média de uma página nos principais resultados do Google é de 3 anos.

Isso não significa que novos sites não possam alcançar uma classificação elevada, mas é mais difícil e demorará mais do que os sites já estabelecidos.

Status do domínio: um domínio para ser elegível para classificação deve estar livre das penalidades do Google.

Se você já possui seu domínio desde o início, isso não é algo com que se deva preocupar. Se você comprou um domínio que já estava registrado, verifique se ele está livre das penalidades do Google.

Reputação de domínio: tem a ver com a forma como outros sites (e pessoas) percebem seu domínio.

Um dos maiores fatores, como veremos a seguir, são os links recebidos, mas a reputação também está relacionada ao que as pessoas falam sobre sua marca.

Um domínio com boa reputação tem mais probabilidade de obter classificações melhores do que um domínio sem reputação alguma.

Autoridade de domínio: o Google está usando uma métrica interna chamada PageRank para calcular a autoridade de uma página da web.

Os sites que estão nas primeiras posições do Google têm um PageRank mais alto do que os sites nas posições mais baixas.

O Google não fornece mais informações sobre o PageRank, então várias empresas (moz.com, semrush.com, ahrefs.com) criaram seu próprio sistema para calcular a autoridade de um domínio.

Você pode usar essas métricas como um guia para melhorar sua pontuação de domínio, mas isso não está diretamente relacionado com as classificações.

4. Otimização para celular

Outro fator conhecido por afetar as classificações do mecanismo de pesquisa é a compatibilidade com dispositivos móveis.

As pesquisas móveis representam mais de 60% do total de pesquisas feitas no Google a cada mês.

Um site que não é otimizado para celulares, não aparecerá nos resultados de pesquisa para dispositivos móveis e isso exclui imediatamente a possibilidade de obter qualquer tráfego com esta finalidade.

5. Velocidade da página da web (desktop e celular)

Há muito tempo, a velocidade da página é outro fator conhecido no ranking do Google. O Google está obcecado em tornar a web mais rápida e decidiu recompensar sites mais rápidos com melhores classificações.

Ter um site rápido também é bom para seus usuários. Muitos estudos mostraram que sites de carregamento lento estão perdendo clientes e afastando usuários.

site ranquiado

Para tornar seu site mais rápido, siga estas dicas comprovadas:

  • Atualize o software do seu site para a versão mais recente
  • Use um plugin de cache
  • Use a versão mais recente do PHP (se você estiver no WordPress)
  • Use uma hospedagem VPS e não compartilhada
  • Use um serviço CDN (Content Delivery Network)
  • Otimize e comprima suas imagens
  • Otimize e comprima seu HTMLS, CSS e JavaScript

6. Qualidade do conteúdo

A qualidade do conteúdo que você publica em seu site é de longe o fator de classificação de SEO mais importante de todos.

Quando falamos sobre conteúdo publicado online, a qualidade é medida usando estes três fatores:

  • Singularidade
  • Experiência - Autoridade - Confiabilidade (EAT)
  • Relevância

Exclusividade do conteúdo

O primeiro da lista é a exclusividade. Qualquer conteúdo publicado em seu site deve ser exclusivo e não uma duplicata do que já está disponível em outros sites.

Isso significa que a republicação de um artigo da Forbes porque você o achou interessante (mesmo se você citar corretamente a fonte) não ajudará na classificação do seu site.

O Google sabe que o artigo em particular apareceu pela primeira vez na Forbes e simplesmente ignorará o seu.

Não punirá o seu site por isso, mas também não o recompensará. Mas, se você continuar publicando conteúdo duplicado e não tiver nenhum conteúdo exclusivo, isso reduzirá sua 'confiança no Google' e dificultará muito a classificação no google.

 

Experiência - Autoridade - Confiabilidade (EAT)

Os mecanismos de pesquisa não querem mostrar conteúdo não confiável em seus resultados de pesquisa. Durante a fase de classificação, eles procuram sinais que os ajudem a identificar o conteúdo escrito por 'especialistas' com 'autoridade' e 'confiabilidade'.

Este não é um conceito novo, mas o Google aumentou sua importância adicionando-o às Diretrizes dos avaliadores de qualidade do Google.

Ele afirma particularmente que o EAT é aplicável a todos os tipos de sites e dá alguns exemplos de como o EAT pode ser aplicado na prática.

O que você deve fazer para melhorar o EAT é o seguinte:

  • Certifique-se de que cada página tenha um autor. Você pode adicionar a biografia do autor na parte inferior de cada página com um link para a biografia completa do autor.
  • Certifique-se de que a página 'Sobre' explique quem você é e por que sua empresa e seus autores são especialistas nos tópicos.
  • Mostre quaisquer prêmios ou menções de sites confiáveis ​​que possam provar sua autoridade.
  • Invista na promoção de sua marca pessoal e na reputação de seus autores.
  • Certifique-se de que seu site seja seguro
  • Tente obter boas críticas publicadas em outras fontes confiáveis. Dependendo do seu nicho, você pode buscar avaliações no Google Meu Negócio, Yelp, Trustpilot, BBB etc.
  • Se aplicável, tente obter uma página da Wikipedia para seu site e autores
  • Se você vende produtos ou serviços online, certifique-se de ter uma política de privacidade e uma política de reembolso.
  • Obtenha menções em sites confiáveis, como as principais publicações de notícias, grandes fóruns, os principais sites do setor.

7. Fatores de classificação de SEO na página

Além de provar aos mecanismos de pesquisa que eles podem 'confiar' em você, você também precisa dar sinais por meio da estrutura da página para ajudá-los a entender o significado do seu conteúdo.

É disso que se trata o On Page SEO .

Isso é alcançado enviando-lhes os sinais certos por meio de seu conteúdo e, em particular:

O título da sua página corresponde ao que o usuário está pesquisando?

O título da página é o fator mais importante de SEO. Isso é o que os usuários veem nos resultados da pesquisa e é um dos elementos usados ​​pelos mecanismos de pesquisa para ter uma boa ideia do que é uma página.

Para otimizar seus títulos para usuários e mecanismos de pesquisa, você precisa garantir que eles incluam palavras-chave SEO.

 Palavras-chave SEO são as frases exatas que os usuários digitam na caixa de pesquisa. Ao incluir palavras-chave em seu título, os mecanismos de pesquisa podem associar seu conteúdo a consultas de pesquisa específicas e isso aumenta suas chances de classificação para esses termos.

Ele também incentiva os usuários a clicarem em seu snippet de pesquisa, uma vez que ele corresponde ao que procuram.

Títulos e subtítulos

Uma estrutura de página bem otimizada possui títulos e subtítulos. Os títulos tornam a página mais fácil de ler por rastreadores de pesquisa e usuários.

Na maioria dos casos, uma página tem um título H1 e vários subtítulos (h2 e h3). Eles são dispostos em uma estrutura hierárquica, ou seja, H1 - H2 H3.

Os títulos também devem incluir palavras-chave e frases que os usuários possam reconhecer.

Estrutura de Link Interno

Links internos são links que apontam para páginas no mesmo site.

Todo e qualquer conteúdo que você publica em seu site precisa ter pelo menos um link apontando para outra página em seu site.

Os links internos devem ser colocados no CORPO da página e devem ser relevantes para o conteúdo.

Adicionando links internos ao seu conteúdo:

  • Você ajuda os mecanismos de pesquisa e os usuários a descobrirem mais páginas em seu site.
  • Ajuda na construção de relevância do tópico
  • Fornece aos usuários mais informações sobre um tópico

Otimização de elementos de imagem e multimídia

Os motores de busca não apenas indexam conteúdo de texto, mas também indexam vídeos, áudio (podcasts) e, claro, imagens.

O problema é que os elementos não textuais são difíceis de serem interpretados com precisão pelos rastreadores.

Portanto, é importante otimizá-los para SEO, fornecendo aos rastreadores de pesquisa os sinais necessários.

Por exemplo:

  • Para imagens, você pode otimizar o nome do arquivo e também fornecer um texto ALT.
  • Para vídeos, você pode adicionar um esquema de vídeo.
  • Para podcasts, você pode adicionar o esquema de podcast.

Existem várias maneiras de facilitar a indexação de elementos não textuais. Os seguintes guias podem ajudá-lo:

  • SEO para imagens: um guia completo sobre como otimizar SEO para suas imagens
  • Marcação de esquema: uma introdução a esquemas e dados estruturados e como eles podem ajudá-lo a melhorar suas classificações.

8. Experiência do usuário

Um dos sinais usados ​​pelo algoritmo de classificação do Google é o Rankbrain. O RankBrain está usando inteligência artificial e aprendizado de máquina para classificar sites com base na experiência e comportamento do usuário.

Portanto, o algoritmo de classificação considera todos os fatores discutidos neste artigo e também usa a entrada do RankBrain antes de tomar uma decisão final.

Alguns dos sinais usados ​​são:

CTR (taxa de cliques) - CTR é a porcentagem de pessoas que clicam em um snippet de pesquisa que é exibido no SERPS.

9. Reputação da marca

Este fator de classificação de SEO não tem a ver com backlinks (trataremos dos links abaixo), mas com a importância de ter uma boa reputação de marca.

A reputação da marca neste contexto significa ter uma comunidade de pessoas falando e mencionando sua marca no mundo online.

Mencionar não significa necessariamente adicionar um link para o seu site, mas simplesmente discutir sobre a sua marca nas diferentes redes sociais e fóruns.

Da percepção de um webmaster, você deve fazer tudo o que puder para promover sua marca online. Seja através do Facebook, Instagram, Twitter ou fóruns populares em seu setor.

Se você fizer as pessoas falarem e pesquisarem o nome de sua marca no Google, isso acabará se traduzindo em um forte sinal para os algoritmos de classificação.

10. Links de sites confiáveis

Na década de 90, os fundadores do Google tiveram uma ideia brilhante.

Os sites que possuem backlinks apontando para eles de outros sites são mais úteis e populares do que outros e, portanto, merecem uma posição mais elevada nos resultados de pesquisa do Google.

Essa é uma versão muito simplificada de como a classificação do Google costumava funcionar no início.

Com o passar dos anos, as pessoas aproveitaram-se disso e começaram a construir centenas de links para seus sites e, como resultado, a qualidade dos resultados de pesquisa do Google foi diminuindo.

Para proteger sua reputação e melhorar a qualidade dos resultados, o Google ajustou seu algoritmo e mudou a forma como os backlinks são contabilizados.

Os links ainda são um dos fatores de classificação mais críticos, mas não é mais uma questão de qual site tem mais links, mas de onde eles vêm.

Os links que podem influenciar suas classificações são os que vêm de:

  • Sites confiáveis ​​do Google
  • Sites que demonstram perícia, autoridade e confiabilidade
  • Sites relacionados
  • Links que não têm o atributo nofollow 
  • Links incluídos no corpo de uma página da web
  • Links que são adicionados naturalmente pelos webmasters e não são resultado de troca de links ou compra de links.

Resumo dos fatores de classificação de SEO

Se você é novo em SEO e Search Engine Marketing, o que precisa entender é que os motores de busca estão constantemente trabalhando para melhorar seus resultados de pesquisa. Eles fazem isso recebendo feedback dos usuários e por meio do aprendizado de máquina.

Eles reúnem e analisam essas informações e, em seguida, ajustam os fatores de classificação do mecanismo de pesquisa para melhorar a experiência do usuário.

Seu trabalho como especialista em SEO é acompanhar essas mudanças e permanecer em conformidade com as novas regras.

Deve-se notar que, embora os algoritmos estejam mudando o tempo todo, os fatores básicos de classificação permaneceram os mesmos desde o início do Google:

  • Publique conteúdo excelente para satisfazer a intenção do usuário
  • Torne seu site acessível aos mecanismos de pesquisa
  • Crie sites rápidos e seguros
  • Obtenha 'votos de confiança' (links) de outros sites na Internet para provar sua perícia, autoridade e confiabilidade

Os sites que seguem as regras acima desfrutam de altas classificações nos mecanismos de pesquisa e têm maior probabilidade de sobreviver à competição por muitos anos.

Os sites que usam atalhos e tentam enganar os algoritmos dos mecanismos de pesquisa podem ter sucesso temporário, mas mais cedo ou mais tarde serão detectados e penalizados.

Falta algum fator importante de classificação de SEO na lista? Deixe-me saber nos comentários.
 
Quer se aprofundar ainda mais no Marketing Digital? Acesse agora mesmo o Portal Marketing Academy, a Netflix do Marketing Digital.
 

Luz, paz e prosperidade é o que te desejo! Até o próximo artigo.

André Magalhães


 



Comentários